Cannabis e Oncologia

A Oncologia é a especialidade médica que se concentra no estudo e tratamento do câncer, uma doença complexa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Embora a Cannabis não seja uma cura para o câncer, estudos recentes têm investigado seus efeitos no alívio dos sintomas associados ao tratamento do câncer e seus possíveis benefícios na qualidade de vida dos pacientes.

A utilização de alguns canabinoides, como o CBD (canabidiol) e o THC (tetrahidrocanabinol), tem sido estudada no âmbito oncológico devido às suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antieméticas. Pacientes em tratamento contra o câncer muitas vezes enfrentam desafios como dores crônicas, náuseas, vômitos e perda de apetite, e a Cannabis medicinal pode ser uma opção para aliviar esses sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

Além disso, a Cannabis também tem sido objeto de pesquisas relacionadas aos efeitos antitumorais e potenciais propriedades de combate ao crescimento de células cancerígenas. Embora os resultados ainda sejam preliminares, alguns estudos em laboratório sugerem que certos canabinoides podem inibir o crescimento de células cancerígenas e induzir a morte programada das células (apoptose), mas é importante destacar que mais pesquisas são necessárias para compreender completamente esses efeitos.